quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONSTRUÇÃO DE CASAS EM ANAJATUBA É DESTAQUE NO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO


Imagem da página do Jornal O Estado com reportagem de Anajatuba.

As cento e sessenta moradias populares que serão construídas este ano em Anajatuba ajudarão na redução do déficit habitacional na zona urbana do município, cuja população total é superior a 25 mil habitantes.  Situado na região do Baixo Itapecuru, distante cerca de 140 quilômetros de São Luís, Anajatuba foi contemplado com dois lotes residenciais, com sessenta casas cada, pelo Programa Habitacional Popular Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades.

Outras quarenta moradias destinadas a atender anajatubenses de baixo poder aquisitivo serão construídas no município por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). O inicio das obras das unidades habitacionais pelo FNHIS depende, somente, da finalização do processo de licitação, em andamento.

Início - O primeiro lote residencial do MCMV em Anajatuba começou a ser construído no inicio de janeiro, na localidade Mato Grosso, distante cerca de quatro quilômetros da cidade, em uma área de 16 mil metros quadrados, equivalente a 1,6 hectares de terra.  O terreno foi doado pela Prefeitura, como contrapartida no convênio firmado com o Governo Federal.

Os imóveis, modelo padrão - de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro - beneficiarão um número igual de famílias, com rendimentos mensais de até um salário mínimo, e que ainda não possuam residências próprias.

A seleção dos beneficiários foi feita por meio de um cadastro social, atualizado regularmente pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria de Assistência e Promoção Social do município. Atualmente, 609 famílias de Anajatuba integram o cadastro e acalentam o sonho de ter um imóvel próprio, com as condições dignas de moradia. Um levantamento da prefeitura mostra que o déficit habitacional no município é um pouquinho maior, atinge cerca de mil famílias. Ou seja, falta incluir no cadastro para ser beneficiado com a moradia própria, aproximadamente, 400 famílias.

Entrega - O prefeito Nilton Nilton Lima prevê que as sessenta unidades habitacionais, previstas na primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, devam ser concluídas até o final do mês de junho.

“Assim que ficarem prontas, as chaves e a documentação dos imóveis serão entregues às famílias”, assegurou o prefeito.

Ele ressaltou a importância da moradia digna para a qualidade de vida das pessoas e garantiu que o residencial será urbanizado. Terá, entre outros benefícios, água tratada, eletrificação, calçamento e esgotamento sanitário.

O prefeito destacou, ainda, o esforço de sua gestão para conseguir novos convênios para construção de mais moradias populares em Anajatuba.

(Com informações do Jornal O Estado do Maranhão - 13/01/2011).

Um comentário:

  1. Cuidado porque isso pode se tornar em...Do sonho ao pesadelo: Meu nome é José Fernando Martins Bezerra, Sou morador da Vila Ideal em Duque de Caxias na baixada no Rio de Janeiro/RJ. (Tive que deixar minha casa em 2009 para abrir espaço para as obras do PAC1). O problema é que as novas construções na Rua Doutor Manuel Teles se arrastam há mais de 4 anos e o aluguel social da Prefeitura de Caxias não tem sido pago regularmente;
    Início da Obra: 10/09/2009.
    Valor total da obra: R$ 174.921.733,34
    Comunidade: Parque Vila Nova-(Lixão) e Vila Ideal.
    Objetivo: Urbanização Integrada.
    Agentes participantes: Prefeitura de Duque de Caxias e governo federal/RJ;
    Mesmo sem ser inaugurado, os prédios já precisam de reforma.
    Quero minha casa de volta !!! https://www.facebook.com/sonho2013

    ResponderExcluir