segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

REGULARIZADO FORNECIMENTO D'ÁGUA NAS RUAS DA ALEGRIA, FIO E SÃO BARTOLOMEU

A perfuração de um novo poço tubular na cidade, com vazão de até 18 mil litros de água por hora, e a construção de 300 metros de rede hidráulica (com canos de 50 milímetros), pôs fim ao drama que atingia os moradores das ruas da Alegria, São Bartolomeu e Rua do Fio, principalmente.

As cerca de 150 famílias que moram nas três ruas conviviam há alguns anos com o racionamento d’água. O transtorno para abastecer as residências começou após a desativação do poço que atendia a região. Antigo, fornecia água imprópria para o consumo humano, com elevado de teor de ferro.

O novo poço entrou oficialmente em operação no dia 24 de dezembro, data em que foi entregue à população pelo prefeito Nilton Lima. A obra foi construída com recursos próprios.

Sistema – De acordo com o diretor administrativo do Sistema Autônomo de Abastecimento e Esgotos do município (SAAE), Edson Lopes, atualmente a rede de abastecimento d’água de Anajatuba, composta por sete poços de grandes vazões e dois reservatórios,  abastece regulamente 90% da população da sede.

A meta da prefeitura é normalizar o abastecimento em toda a cidade. Para isso conta com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Em parceria com o órgão federal, a prefeitura de Anajatuba vai perfurar este ano três poços artesianos na sede. Além disso, construirá na cidade um reservatório com capacidade para armazenar até 100 mil litros d’água. A nova rede hidráulica será interligada a rede do atual sistema. 


O prefeito Nilton Lima disse que o fornecimento regular de água na cidade  resultará em mais qualidade de vida para a população.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PARCERIAS GARANTEM RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE OBRAS EM ANAJATUBA

Do Jornal O Estado do Maranhão 


ANAJATUBA - Cerca de R$ 6 milhões serão investidos este ano na construção de obras em Anajatuba. Quem assegura é o prefeito do município da Baixada Ocidental Maranhense, Nilton Lima (PV).
                                                                 Mundico Torres
Escola quilombola em construção no povoado Queluz

Os recursos, decorrentes da celebração de convênios entre a Prefeitura de Anajatuba e os governos federal e estadual, garantirão, entre outras, a construção e a aquisição de equipamentos para a montagem de uma agroindústria para o beneficiamento da mandioca; construção de 160 casas populares; uma escola quilombola, a instalação de três sistemas simplificados de abastecimento de água e construção de um reservatório com capacidade para armazenar até 100 mil litros, a fim de melhorar o abastecimento em bairros da sede do município.

De acordo com o Nilton Lima, dois entre os projetos citados estão em execução: o da escola quilombola, no povoado Queluz, e o de moradias populares. A unidade de ensino é fruto de convênio com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escola terá seis salas de aula e capacidade para atender cerca de 400 estudantes do ensino fundamental da região de Queluz, onde reside população reconhecida oficialmente como remanescentes de quilombos.


                                                                                                      Conceição Castro
Prefeito Nilton Lima

A construção das 120 unidades habitacionais financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Outras 40 moradias populares serão erguidas em Anajatuba com o apoio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

O início das obras para instalação dos três sistemas simplificados de abastecimento de água e do reservatório, na sede, tanto quanto o projeto da agroindústria, no povoado Mato Grosso, dependem da finalização do processo de licitação, em andamento. Nilton Lima informou que as três obras constam no cronograma da prefeitura com previsão para iniciar ainda neste semestre.

Mais obras – Além dos projetos citados, a verba proveniente dos convênios já celebrados pela Prefeitura de Anajatuba garantirá ao município neste ano a construção de uma delegacia de polícia, um posto da Previdência, três praças (beneficiando os povoados Picada, Perimirim e Olho d’Água) e recuperação de 3,5 quilômetros de asfalto em ruas da sede (incluindo a Rua da Rodagem, na entrada da cidade).

Está na lista, ainda, a conclusão das obras de asfaltamento e urbanização da Avenida João Pereira Aragão; a aquisição de uma máquina retroescavadeira, um ônibus escolar (41 assentos) e de uma nova ambulância e a reforma das unidades de ensino com problemas em suas instalações físicas.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelos gestores de cidades de pequeno porte, como é caso de Anajatuba, temos trabalhado muito”, afirmou Nilton Lima. Há dois anos do encerramento do seu segundo mandato consecutivo, o prefeito afirmou estar convicto de que a sua administração vem contribuindo para que os anajatubenses vivam com mais dignidade, tenham oportunidades e perspectiva de crescimento social e econômico.

Economia - O gestor citou como exemplo as ações focadas na transformação do cenário econômico do município, cuja população é eminentemente rural (cerca de 70% dos 25.252 habitantes moram no campo).

Entre estas, se destaca o Programa Pró-Cupuaçu - com ênfase ao combate à praga vassoura-de-bruxa nos cupuaçueiros e melhorar a produtividade. Outro programa, o Pulo do Bode, é voltado para criação de caprinos.

A administração municipal também fomenta o melhoramento da bananicultura - com inserção de mais de mil mudas -, a criação de patos; a implantação de 35 projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Jovem) e a realização da Feira da Agricultura Familiar.

“Além disso, colaboramos para a inserção de mais de R$ 10 milhões, por meio das linhas de créditos financiadas pelo Banco do Nordeste do Brasil [BNB] para projetos do Pronaf”, informou o prefeito.

Mais
Há ainda em andamento 12 projetos em que a Prefeitura pleiteia parcerias. Estes são destinados à construção de matadouro público, mercado municipal, terminal rodoviário, aterro sanitário, praça cultural na sede, escola de ensino médio (povoado Afoga), campo de futebol, quadra poliesportiva, melhoria e asfaltamento de estradas vicinais, além de reforma de escolas e implantação de 16 sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades rurais.

(Extraido do jornal O Estado do Maranhão, 29/01/2011. Caderno Cidades, Pág 04)

CONSTRUÇÃO DE CASAS EM ANAJATUBA É DESTAQUE NO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO


Imagem da página do Jornal O Estado com reportagem de Anajatuba.

As cento e sessenta moradias populares que serão construídas este ano em Anajatuba ajudarão na redução do déficit habitacional na zona urbana do município, cuja população total é superior a 25 mil habitantes.  Situado na região do Baixo Itapecuru, distante cerca de 140 quilômetros de São Luís, Anajatuba foi contemplado com dois lotes residenciais, com sessenta casas cada, pelo Programa Habitacional Popular Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades.

Outras quarenta moradias destinadas a atender anajatubenses de baixo poder aquisitivo serão construídas no município por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). O inicio das obras das unidades habitacionais pelo FNHIS depende, somente, da finalização do processo de licitação, em andamento.

Início - O primeiro lote residencial do MCMV em Anajatuba começou a ser construído no inicio de janeiro, na localidade Mato Grosso, distante cerca de quatro quilômetros da cidade, em uma área de 16 mil metros quadrados, equivalente a 1,6 hectares de terra.  O terreno foi doado pela Prefeitura, como contrapartida no convênio firmado com o Governo Federal.

Os imóveis, modelo padrão - de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro - beneficiarão um número igual de famílias, com rendimentos mensais de até um salário mínimo, e que ainda não possuam residências próprias.

A seleção dos beneficiários foi feita por meio de um cadastro social, atualizado regularmente pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria de Assistência e Promoção Social do município. Atualmente, 609 famílias de Anajatuba integram o cadastro e acalentam o sonho de ter um imóvel próprio, com as condições dignas de moradia. Um levantamento da prefeitura mostra que o déficit habitacional no município é um pouquinho maior, atinge cerca de mil famílias. Ou seja, falta incluir no cadastro para ser beneficiado com a moradia própria, aproximadamente, 400 famílias.

Entrega - O prefeito Nilton Nilton Lima prevê que as sessenta unidades habitacionais, previstas na primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, devam ser concluídas até o final do mês de junho.

“Assim que ficarem prontas, as chaves e a documentação dos imóveis serão entregues às famílias”, assegurou o prefeito.

Ele ressaltou a importância da moradia digna para a qualidade de vida das pessoas e garantiu que o residencial será urbanizado. Terá, entre outros benefícios, água tratada, eletrificação, calçamento e esgotamento sanitário.

O prefeito destacou, ainda, o esforço de sua gestão para conseguir novos convênios para construção de mais moradias populares em Anajatuba.

(Com informações do Jornal O Estado do Maranhão - 13/01/2011).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IMAGEM DA CIDADE

                                                                                                   Conceição Castro
Pôr-do-sol no igarapé Troitá